technosolutions

Cura por feixe de elétrons, uma revolução tecnológica na indústria gráfica brasileira

A Antilhas "Soluções Integradas para Embalagem" é a primeira empresa do Hemisfério Sul a instalar o equipamento de cura de impressão por EB (Electro-Beam/feixe de elétrons) em uma de suas impressoras flexográficas Comexi (veja institucional anexo).

Feixe de elétrons

Impressão por EB é um processo a frio, que promove a secagem do material impresso mediante a reordenação das cadeias moleculares, por meio da aplicação de um feixe de elétrons sobre a tinta. O sistema dispensa o uso de fotoiniciadores, minimizando odores residuais, além de ter índices excelentes de cura, independentemente da cor utilizada, e funciona adequadamente mesmo nos casos em que se precisa de cura em grande profundidade.

Para a geração do feixe de elétrons, cria-se uma diferença de potencial (de 70kv a 150kv) em uma câmara de alto vácuo. Ao atingir o substrato, seja ele tinta, verniz, adesivo ou coating, provoca-se a cura instantânea dos materiais, permitindo a realização imediata de ações de pós-processamento, como refile ou corte e vinco.

De fabricação da norte-americana Energy Sciences Ink. (ESI) ? veja institucional anexo ?, líder mundial na produção de processadores do tipo Eletronic-Beam, o EB instalado na Antilhas é energeticamente eficiente e compacto, além de ajudar na redução da emissão de carbono e compostos orgânicos voláteis (VOC?s) pelas indústrias. A tecnologia, desenvolvida especialmente para a indústria de embalagens com sistemas flexográficos ou offset, pode ser utilizada para realizar a cura de vernizes e tintas em uma ampla variedade de substratos de papel ou polímeros. O equipamento também faz a cura instantânea em alta velocidade (500 metros por minuto) de adesivos e laminados.

Para o EB, tintas e vernizes especiais.

Para ampliar as vantagens oferecidas pelo E

Publicado por: http://www2.abigrafmg.com.br/modules/news/article.php?storyid=2238